Prédio 

O prédio que hoje abriga o Museu Municipal e o Arquivo Histórico de Garibaldi foi construído em 1878 para ser sede da ‘Società Italiana di Mutuo Soccorso’, primeiramente com o nome Conde D’Eu e posteriormente com a denominação Stella D’Itália. A sociedade abrigava os imigrantes que aqui chegavam e tinha como objetivos unir os italianos com o objetivo patriótico, socorrer os sócios em caso de doenças e desemprego, promovendo também o bem estar e dando pensão quando impossibilitados de trabalhar.

O prédio original, uma das primeiras edificações da Colônia Conde D’Eu, era de madeira; em 1884, em sua frente, foi edificado novo prédio de um piso em alvenaria e argamassa de barro, divido em 3 partes: duas salas laterais e uma central. Em 1892 o prédio foi reformado, e teve a construção do segundo piso.

Além de coordenar todos os trâmites dos imigrantes italianos que chegavam à região, a sociedade abrigou uma escola italiana, o consulado italiano - tendo como primeiro Cônsul O Sr. Abramo Canini - ; funções como reuniões e assistência social, festas de casamento e até mesmo um hospital – durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), sob responsabilidade do Dr. Júlio Motti - tiveram espaço em suas dependências. Abramo Canini e sua esposa também residiram neste prédio, Abramo até 1926, ano de seu falecimento, e sua esposa permaneceu no prédio também até o seu falecimento. Em épocas mais recentes, a Biblioteca Pública, o destacamento militar e até mesmo os bombeiros utilizaram sua estrutura.

Em 1944, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, a população de origem italiana teve suas atividades restringidas e, nesse fato, incluiu-se especialmente a Sociedade Stella D’Itália, ponto de reunião e assistência social da comunidade. Suas instalações foram invadidas e todo o seu acervo e patrimônio, incluindo documentos e registros, foi apreendido e queimado. A diretoria em exercício entendeu que, para salvaguardar o prédio da destruição, deveria doá-lo à Itália, através de sua embaixada no Brasil. A construção serviu de residência a algumas famílias e posteriormente permaneceu em abandono.

 No ano 1963, o então Prefeito de Garibaldi, Sr. Antônio Mânica, solicitou ao Governo Italiano, através do Cônsul da Itália, no Rio Grande do Sul, Dr. Domenico Boccheto, a doação da propriedade à cidade de Garibaldi, com cláusula de reversão para a Itália caso as atividades exercidas no local não fossem de cunho cultural.

Em 1972, instalaram-se nesse prédio, a biblioteca Pública Municipal e o destacamento da Brigada Militar. Em 28 de dezembro de 1984, o então Prefeito Municipal, Ambrosio Chesini, criou a Lei Municipal nº 1748, que institui o Acervo Histórico Municipal Garibaldi, e em fevereiro de 1985, iniciaram-se os trabalhos de restauração do prédio. O Museu Municipal de Garibaldi foi inaugurado em 31 de outubro de 1985.

Atualmente, o prédio abriga o Museu Municipal de Garibaldi, que possui três exposições permanentes: antigo quarto e sala da casa do imigrante italiano; mostra de objetos sacros e consultório dentário antigo; e o memorial em homenagem a Giuseppe Garibaldi, além de exposições alternadas de outras peças que se encontram no depósito do Museu.

Também neste espaço funciona o Arquivo Histórico Municipal, que fornece ao público interessado um suprimento considerável de documentos do mais amplo significado e importância para a história de nossa cidade. Aproximadamente 30.000 documentos, dos quais 80% são de teor administrativo, foram catalogados, restaurados e acondicionados. Mais de 300 livros abordando o aspecto administrativo do município, compõe também a biblioteca do acervo histórico, alguns datando de 1889 e incluindo, entre os manuscritos, a Ata de instalação do município de Garibaldi.

Endereço: Rua Doutor Carlos Barbosa, 77 - Centro.

 

Fone: (54) 3462 8118 

Horário: Terças a sábados: das 9:00 às 11:30 / 13:00 Às 17:00; Domingos e feridos: das 10:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00

Localização
Rua Doutor Carlos Barbosa, 77 | Bairro Centro

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • sexta
    22
    Set

    Courmayeur realiza 19º encontro da Confraria do Espumante (...)

    A Confraria do Espumante de Garibaldi se consolida como uma grande iniciativa para entender mais sobre a bebida símbolo do (...)

    Leia Mais...
    quinta
    21
    Set

    Semana Farroupilha encerra com grande sucesso em Garibaldi (...)

    Show de Luiz Marenco foi destaque no dia 15 de setembro De 13 a 20 de setembro, Garibaldi viveu a Semana (...)

    Leia Mais...
    quinta
    21
    Set

    Primavera em Arte apresenta programação

    Garibaldi apresenta o calendário da estação com uma programação diversificada que exalta a leveza da estação e contempla as belezas (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo