Terça 29 Jan de 2019

Carnaval Retrô surge como novidade de 2019 em Garibaldi

A ideia de celebrar uma das datas mais fortes da cultura brasileira com a identidade garibaldense de preservação histórica e cultural fez surgir uma novidade para este ano: o Carnaval Retrô. O evento será realizado no dia 23 de fevereiro, uma semana antes da comemoração oficial, a partir das 17h, na Rua Buarque de Macedo e imediações.

O público acompanhará o Bloco do Bepi, que deseja reunir simpatizantes em clima festivo. Em movimento, o grupo tocará as tradicionais marchinhas de carnaval. A concentração e saída do Bloco será no Banco Bradesco e o trajeto contemplará a centenária Rua Buarque de Macedo e suas imediações. O nome Bepi brinca com o apelido de Giuseppe em talian - dialeto que veio com os imigrantes italianos – além de lembrar a figura de Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade, e de tantos Josés que fizeram história na cidade. O Bloco reforça que não será um desfile apenas para assistir, mas um convite para acompanhar e se divertir.

Depois, no palco que ficará no entrocamento da Rua Buarque com a Rua Borges de Medeiros, a Banda do Bloco do Bépi animará a noite com clássicos carnavalescos que misturam axé, samba e marchinhas. O encerramento do evento está marcado para as 23h.

Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, o caráter familiar do evento deve ser destacado. “Nossa proposta é convidar garibaldenses e visitantes a participar de uma grande brincadeira. Um carnaval com pais e filhos, mesclando a identidade de Garibaldi e a força do Carnaval em um encontro diferenciado”.

O tema desta edição é “Tropeiros e Mascates”, lembrando o início da utilização da Rua Buarque de Macedo como base para o comércio da região. Para a presidente do Conselho de Políticas Culturais de Garibaldi (Concult), Rosana Marina, Garibaldi é uma cidade de memória e é ela que será o mote desse evento.

O Carnaval Retrô é uma promoção da Prefeitura Municipal de Garibaldi por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. A organização fica a cargo de uma comissão e conta com o apoio da Escola de Música da Orquestra Municipal de Garibaldi, do bloco KGB Máfia, da Banda Musical Prof. Danilo Chisini, do Conselho de Políticas Culturais (Concult), da Associação Garibaldi Gastrô, do jornalista e cartunista Eliseu Demari, e do designer Renan Boeira.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quinta
    14
    Fev

    Carnaval ganha exposição no Museu Municipal de Garibaldi (...)

    No clima de uma das festas mais populares do país, Garibaldi realizará o Carnaval Retrô no dia 23 de fevereiro, (...)

    Leia Mais...
    quarta
    13
    Fev

    Mês da Mulher de Garibaldi terá mais de (...)

    A população de Garibaldi terá um Mês da Mulher repleto de eventos para todos os gostos e idades. A Apeme (...)

    Leia Mais...
    quarta
    06
    Fev

    Carnaval Retrô promete marchinhas, clima familiar e resgate (...)

    De forma conjunta, Garibaldi planeja um carnaval com a cara da cidade. Idealizado pelo Poder Público, diversas entidades e voluntários, (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo