Segunda 02 Abr de 2018

Comunidade renova fé na Semana Santa de Garibaldi

Encenações também atraem grande público da região

A Semana Santa, organizada pela Paróquia São Pedro de Garibaldi, novamente reuniu grande público. Foram doze celebrações, desde o dia 25 de março, cada uma preparada com uma motivação especial. No total, estima-se que cerca de vinte mil pessoas participaram das atividades.

Conforme o Pároco, Frei Jadir Segala, cada um dos públicos teve seu momento para renovação da fé.  “Jovens, crianças e idosos foram contemplados nas celebrações. Outro destaque é o de contamos com o envolvimento de cerca de quatrocentos voluntários, somando todas as etapas”, afirma Segala.

A organização das Encenações de Quinta-feira, Sexta e Sábado Santos, além da Noite Penitencial, ficou a cargo do Movimento Emaús de Garibaldi, como acontece há 19 anos. Foi responsabilidade dos jovens representarem os últimos momentos da vida de Cristo, desde a Conspiração contra Jesus, sua passagem pelo Jardim do Getsêmani, quando começou a sentir medo e angústia; o momento em que Judas o entrega em troca de 30 moedas, e depois se arrepende; a Prisão de Jesus; a negação de Pedro; seu julgamento perante os Sacerdotes Judeus, Pilatos e, depois, Herodes; a cena em que o povo pede sua crucificação e liberta Barrabás; e ainda, o flagelo e o início de sua trajetória carregando a cruz. Essas cenas aconteceram em três palcos instalados na Praça da Igreja Matriz, que esteve completamente lotada.

Após, foram encenadas as Estações, na subida até a Ermida Nossa Senhora de Fátima: as quedas de Jesus, seu encontro com Maria, com Verônica e com as Mulheres de Jerusalém que choram por Jesus. Jesus é ajudado por Simão Cirineu a carregar a cruz até sua crucificação. Neste momento, a Ermida também já estava repleta de fiéis aguardando a cena de Jesus com Maria, o diálogo com os dois ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus, o golpe final e o seu sepultamento.

O Pároco Frei Jadir Segala explica que é a Ressurreição de Cristo que dá novo significado à fé cristã. Na encenação do Sábado Santo, os soldados trazem Jesus e o colocam em seu túmulo. Há o diálogo entre Jesus e Maria Madalena, em que ela não o Reconhece num primeiro momento, mas depois, sai para anunciar que Jesus está vivo no meio de nós.

Ao término da missa, os fiéis foram presenteados com um momento de forte emoção, quando Jesus Ressuscitado apareceu no corredor da Igreja, cantando, ao vivo, “Um Certo Galileu”, de Padre Zezinho. Ao alcançar o altar, na terceira estrofe da canção, anjas uniram-se à Jesus, proporcionando uma cena que tocou os corações de todos. Neste clima, foi realizada a Benção Final.

De acordo com Marco Antonio Kroth, coordenador do Movimento Emaús, a busca é envolver todos os jovens que participam do Emaús. “Buscamos contemplar, em especial, os que ingressaram recentemente, para que tenham oportunidade de vivenciar este forte momento de espiritualidade que as Encenações nos proporcionam. Também inovamos com o reposicionamento do palco do Jardim do Getsêmani, onde acontece uma das cenas especiais na Sexta-feira Santa, que neste ano ficou em meio ao público.”

Este foi o décimo ano em que Jesus foi interpretado pelo Sociólogo e Teólogo Giovanni Mattiello, integrante do Movimento de Emaús, que fez o papel de 2001 a 2004, e desde 2013. A programação contou com apoio do Movimento de Cursilhos da Cristandade, Projeto Crescer e Município de Garibaldi. As fotos podem ser acessadas no site www.paroquiasaopedrogaribaldi.com.br, na Fan Page da Paróquia e do Emaús Garibaldi.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quinta
    14
    Fev

    Carnaval ganha exposição no Museu Municipal de Garibaldi (...)

    No clima de uma das festas mais populares do país, Garibaldi realizará o Carnaval Retrô no dia 23 de fevereiro, (...)

    Leia Mais...
    quarta
    13
    Fev

    Mês da Mulher de Garibaldi terá mais de (...)

    A população de Garibaldi terá um Mês da Mulher repleto de eventos para todos os gostos e idades. A Apeme (...)

    Leia Mais...
    quarta
    06
    Fev

    Carnaval Retrô promete marchinhas, clima familiar e resgate (...)

    De forma conjunta, Garibaldi planeja um carnaval com a cara da cidade. Idealizado pelo Poder Público, diversas entidades e voluntários, (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo