Quinta 23 Nov de 2017

Dieta mediterrânea é tema de palestra

Garibaldi e região conheceram detalhes sobre a dieta mediterrânea na última terça-feira, 21. A palestra foi coordenada pelo italiano Alberto Bufano, especialista em higiene e segurança alimentar e que tem se dedicado ao estudo de relações entre alimentação e doenças crônicas. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro no auditório da Pousada dos Frades.

Com o tema “Dieta Mediterrânea e sua adaptação aos alimentos regionais brasileiros”, Bufano reforçou a ideia de que “a escolha da comida é o nosso voto cotidiano”. No Brasil, destacou alimentos como arroz e feijão, azeite de oliva, grãos e leguminosas, água de coco, abacate, castanhas e nozes.

“Acredito, e estudos confirmam, que uma alimentação adequada pode prevenir muitas doenças comuns e ajudar os pacientes a enfrentar situações críticas. Como modelo de uma alimentação saudável, a Dieta Mediterrânea foi reconhecida em 2013 como ‘Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade’ pela UNESCO”, salientou.

A dieta mediterrânea é caracterizada pela abundância de alimentos de fontes vegetais (frutas, legumes, pães, outras formas de cereais, feijão, nozes e sementes), frutas frescas como típica sobremesa diária, azeite de oliva como principal fonte de gordura, mais peixes e aves consumidos em quantidades pequenas ou moderadas, entre zero a quatro ovos consumidos semanalmente, carne vermelha consumida em pequenas quantidades, e vinho consumido em quantidades pequenas a moderadas, normalmente às refeições.

Trata-se de um padrão alimentar que combina o sabor agradável dos alimentos sazonais com os seus efeitos positivos sobre a saúde e o bem-estar. As caraterísticas da Dieta Mediterrânica vão contra os hábitos alimentares baseados em refeições pouco variadas e/ou omissas, baixos consumos de fruta, legumes e peixe, com excesso de consumo de álcool, de alimentos densamente energéticos, ricos em gordura e hidratos de carbono e produtos de origem animal, que favorecem o sedentarismo e aumentam a incidência de obesidade.

O evento integrou a programação da II Settimana Cucina Italiana nel Mondo, uma iniciativa do Consulado Italiano de Porto Alegre. A realização do evento foi do Slow Food Primeira Colônia Italiana. Apoiaram o evento a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi, Pousada dos Frades, Italian Taste, Camera Di Comercio Italiana, Consolato Generale d’Italia, CDL, CIC Jovem e Liga Feminina de Combate ao Câncer.

O palestrante

Alberto Bufano é formado em Ciências e Tecnologias dos Alimentos pela Università degli Studi di Milano – Itália; Diploma de Técnico dos Serviços Alimentares pelo Instituto Hoteleiro “Carlo Porta”, Milão. Diploma de Cozinheiro Tecnólogo com especialização em HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point), para o controle dos padrões higiênicos e de segurança no setor alimentar. Especialista em higiene e segurança alimentar. Trabalhou no Instituto Nacional dos Tumores de Milão no controle de qualidade da alimentação dos pacientes com câncer. Atuou como chef de cozinha em renomados restaurantes europeus e se aperfeiçoou no campo da alta gastronomia saudável. Foi professor de gastronomia na Itália e no Brasil (UCS-ICIF). Agora, se dedica ao estudo de relações entre alimentação e doenças crônicas, ministrando palestras para entidades e universidades e criando iniciativas que difundem o conceito de alimentação saudável à comunidade. Atualmente, é supervisor técnico na linha de cozinhas profissionais da Tramontina.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quinta
    14
    Fev

    Carnaval ganha exposição no Museu Municipal de Garibaldi (...)

    No clima de uma das festas mais populares do país, Garibaldi realizará o Carnaval Retrô no dia 23 de fevereiro, (...)

    Leia Mais...
    quarta
    13
    Fev

    Mês da Mulher de Garibaldi terá mais de (...)

    A população de Garibaldi terá um Mês da Mulher repleto de eventos para todos os gostos e idades. A Apeme (...)

    Leia Mais...
    quarta
    06
    Fev

    Carnaval Retrô promete marchinhas, clima familiar e resgate (...)

    De forma conjunta, Garibaldi planeja um carnaval com a cara da cidade. Idealizado pelo Poder Público, diversas entidades e voluntários, (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo