Quarta 25 Out de 2017

Feira do Livro de Garibaldi destaca a diversidade

Edição 2017 foi realizada de 17 a 22 de outubro

No mês em que Garibaldi comemora 117 anos, diversas atividades celebram o aniversário do Município. A Feira do Livro deste ano, realizada de 17 a 22 de outubro, teve como destaque a nova disposição dos livreiros, a decoração e a programação plural, contemplando todas as idades de público.

Com o tema do evento “Encontro com as artes”, a edição 2017 apresentou como patrono o escritor, historiador e jornalista Juremir Machado da Silva. O slogan foi “Leitura e arte sem censura libertam a cultura”, de autoria de Pedro Baruffi Ferret.

Na Feira, garibaldenses e visitantes puderam conferir teatros, oficinas, bate-papos e diversas atividades artísticas e culturais junto aos estandes de livros dispostos na Praça Loureiro da Silva. A programação contou com diversas apresentações de grupos culturais garibaldenses, como a Cia Acto, Hora Vaga, Coro Simplesmente, Orquestra Jovem de Garibaldi, CTG Sentinela da Serra, Grupo de Danças Stella D’Italia e Coral Show Canarinhos. As apresentações de escolas municipais e estaduais, os projetos sociais da Apeme, a promoção do “Manifesto da Paz”, promovido pelo LIONS Clube e LEO Clube, a realização do Clube de Leitura, o encontro de escritores garibaldenses, e a quinta edição do Cineserra - Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha -, também garantiram diversidade e beleza à Feira.

O Centro Social, Cultural e Educacional São José lançou, durante o evento, o musical infanto-juvenil “Comigo não, camaleão!”. O espetáculo é baseado em um livro infantil da escritora paulista Evelyn Heine, que, comovida em ver seu livro sendo utilizado por um programa social, esteve presente no sábado, reforçando a importância da arte e do espaço disponibilizado à cultura.  

A participação do patrono Juremir Machado, do cartunista Alexandre Beck – criador das tirinhas do personagem Armandinho, e da gaúcha Letícia Wierzchowski - autora de A Casa das Sete Mulheres foram momentos de exaltar a literatura e a forma de contar histórias por meio de palavras. Além disso, passeios de Tim-Tim, contação de histórias, oficinas, e interação constante com o público presente na Feira envolveram a comunidade em torno da magia dos livros e do universo da literatura e das artes no geral.

No encerramento do evento, o prefeito Antonio Cettolin reforçou a relevância da Feira e dos livros para a comunidade garibaldense e o uso do espaço público para fomentar a cultura. "Agradeço imensamente a todos os envolvidos pelo crescimento de nossa feira que, junto às outras ações desenvolvidas durante o ano, tem despertado muito mais interesse nos garibaldenses pela leitura e pela cultura."

 Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, a Feira deste ano foi pensada para que toda a comunidade se apropriasse  do evento e vivesse a diversidade cultural proposta. "Atingimos nossos objetivos. Claro, sempre temos que pensar em melhorar, mas neste ano damos um grande passo para transformar a Feira do Livro de Garibaldi num espaço cultural de destaque e de grande participação, tanto na organização, como na participação do público”, destacou.

A Feira do Livro foi uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel. A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) apoiaram o evento. 

 

Feira do Livro 2017

Tema: Encontro das Artes

Patrono: Juremir Machado da Silva

Slogan: Leitura e arte sem censura libertam a cultura, de autoria de Pedro Baruffi Ferret

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quarta
    22
    Mai

    Dia do Vinho Brasileiro segue com intensa programação (...)

    A programação do Dia do Vinho Brasileiro que iniciou na sexta-feira, dia 17 de maio e segue até o dia (...)

    Leia Mais...
    terça
    21
    Mai

    Garibaldi Gastrô: o espetáculo gastronômico do inverno na (...)

    Evento com oficinas de gastronomia, degustação de espumantes, vinhos e azeites e jantar na Maria Fumaça terá sua terceira edição (...)

    Leia Mais...
    segunda
    20
    Mai

    33º Festival Colonial Italiano ocorre neste final de (...)

    Evento integra a programação do Dia do Vinho Brasileiro 2019 Garibaldi realiza neste final de semana, dias 25 e 26 de (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo