Segunda 11 Jun de 2018

Festival Colonial Italiano celebra gastronomia e tradições em Garibaldi

Garibaldi realizou no último final de semana, 9 e 10 de junho, mais um Festival Colonial Italiano. A 32ª edição do evento reuniu cerca de três mil pessoas nos dois dias de evento e provou a força da gastronomia típica italiana e da festa que lembra as celebrações dos imigrantes italianos.

Além da comida, shows com a Banda Zabadak e a comercialização de produtos coloniais e artesanato tiveram destaque no sábado à noite e no domingo ao meio-dia. Considerado um dos maiores eventos da gastronomia típica italiana da Serra Gaúcha, o evento tem em seu cardápio massa, galeto, polenta, salame, queijo, vinho, suco de uva, sagu, grostoli, pão e cuca. O tradicional cardápio é elaborado pela Associação de Veteranos (AVG), que há anosmantêm o sabor das suas receitas.

O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, agradeceu o envolvimento da Associação dos Veteranos (AVG), extremamente reconhecida no Município, e lembrou que o Festival é uma grande referência ao destacar  ainda mais a Capital Brasileira do Espumante.

Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, o evento lembra os primórdios da colonização italiana. “Mesmo com todas as dificuldades, as famílias se reuniam para festejar, tendo a comida como ponto central do encontro”, explica. “O importante deste evento é que ele mantém a originalidade, que perpassa gerações, transformando-o em referência gastronômica e em um momento de alegria para os participantes”.

Representante da Associação de Veteranos, Benito Rosa reforça queo público compareceu novamente em grande número, mesmo com tantos eventos paralelos, e agradeceu o apoio da Prefeitura na divulgação do evento. “Vamos analisar a edição e melhorar cada vez mais”, define.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), com apoio das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Mobilidade Urbana e da Emater/RS – Ascar. Mais informações na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone (54) 3462 8235.

Sobre o Festival

O Festival Colonial Italiano nasceu em 1981, com o objetivo de divulgar a primeira Fenachamp. No início, o bosque, que ocupa boa parte da área do Parque da Fenachamp, foi escolhido como cenário do evento. As pessoas sentavam em mesas distribuídas em vários pontos cercadas por árvores e ao som de músicas do folclore italiano se serviam em diversos buffets.

Antes, durante e depois de saborearem os pratos típicos, dançavam e se divertiam com os shows realizados num grande palco instalado na parte central do bosque. No início, as edições do Festival Colonial iniciavam nas sextas-feiras à noite e terminavam no domingo. A iniciativa foi um sucesso. Porém, muitas vezes, as intempéries do tempo dificultavam a execução ao ar livre e o evento começou a ser realizado dentro dos pavilhões.

A Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG) é responsável pela preparação do cardápio que passou a ser reconhecido, inclusive fora do Estado, pela qualidade de sua gastronomia e por prestar importantes serviços voluntários, estando sempre à disposição da comunidade. A AVG serve entre 2.000 e 2.500 pessoas por evento com um consumo de 1.000kgs de frango, 200kgs de salame, 200kgs de queijo, 150kgs de farinha de milho para a polenta, 50kgs de morcela, 1.000 litros de suco e 800 litros de vinhos.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • sexta
    07
    Dez

    Natal Borbulhante de 11 a 20 de dezembro (...)

    Com o tema “Viva esse momento”, a 21ª edição do Natal tem início na próxima semana. Realizado de 11 a (...)

    Leia Mais...
    quinta
    06
    Dez

    Domingo é dia de Festival na Ermida

    O Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho realiza, no dia 9 de dezembro, o 3o Ermida Festival. O evento (...)

    Leia Mais...
    quinta
    06
    Dez

    V Noite Branca de Garibaldi é na próxima (...)

    Imagine-se caminhando pelas ruas bordadas de prédios históricos, apreciando a decoração natalina e imerso em um clima de alegria e (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo