Quinta 27 Set de 2018

Garibaldi entrega placa de Embaixador do Turismo a Tarcísio Michelon

O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro. Em homenagem à data, a Prefeitura de Garibaldi instituiu o Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi. Nesta quinta-feira, em sua V edição, o homenageado foi Tarcísio Michelon.

O presidente do Conselho de Turismo de Garibaldi e proprietário do Hotel Casacurta, César Nicolini, destacou a capacidade de sonhar e realizar que envolve o setor turístico. Citou também o esforço de Tarcísio para que o setor se desenvolvesse na região de forma sustentável, promovendo também a rentabilidade de todos ao seu redor.

A presidente da Aenotur e criadora da premiação, Ivane Fávero, destacou o olhar diferenciado de Tarcísio, no sentido de olhar do empreendimento para fora. “Sem a iniciativa privada não há turismo. O valor social que um empresário pode gerar é imprescindível, como foi feito nos Caminhos de Pedra”, explicou. Ivane lembrou também que agora a Rede Dall’Onder chega a Garibaldi trazendo sua já reconhecida qualidade.

O prefeito em exercício, Antonio Fachinelli, reforçou que a região tem bastante a agradecer a Tarcísio. “O Município, em um gesto simples, mas expressivo, reconhece o trabalho de muitos anos em prol do setor que se tornou fundamental  para o desenvolvimento da região”.

Em sua fala, Tarcísio Michelon lembrou a importância da integração de municípios e regiões para o desenvolvimento do turismo. Disse que o grande aprendizado é reconhecer o que é “nosso”, o que é típico da serra: o sotaque, a gastronomia, as pessoas. Sobre a regionalização da Rede de hotéis que comanda, Tarcísio brinca dizendo que amplia, mantendo as características porque “em todos haverá sopa de cappelletti”, reforçando a identidade italiana que hoje é sinônimo de qualidade e sucesso reconhecidos em todo o Brasil. Salientou também que o crescente número de leitos que serão construídos em Garibaldi ajudará a movimentar toda a cadeia turística, incluindo o turismo de negócios.

Para o secretário Paulo Salvi, Tarcísio é um ícone do turismo regional e uma referência no Brasil, pelo poder visionário, colocando a máxima de que turismo somente acontece com a regionalização e envolvimento de todo trade. “É um reconhecimento validado pelo Conselho e pela comunidade garibaldense”, destacou. 

O Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi é uma iniciativa da prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A homenagem

Todos os anos, são apresentados candidatos ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que escolhe quem receberá a homenagem. Este ano a homenagem ocorreu no próprio Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro. A homenagem busca prestigiar personalidades, garibaldenses ou não, que atuam na promoção do turismo e das ações do município.

 

Tarcísio Michelon

É engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chegou a trabalhar em uma multinacional em Canoas, mas voltou para a Serra Gaúcha quando percebeu que a vocação turística da região havia estagnado — pela falta de asfalto na década de 1960 e devido a rival novidade dos veraneios no Litoral.

Filho de hoteleiros, o empreendedor completa 38 anos de trabalho na rede de hotéis Dall’Onder, onde é diretor-superintendente. Recebeu a Medalha Mérito Farroupilha em agosto de 2013, distinção concedida pela Assembleia Legislativa a personagens que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Gosta de lembrar que figurou a série Gente que Faz, exibida durante quatro anos em horário nobre, na Rede Globo. A série apresentava casos de sucesso, das décadas de 80 e 90, de empreendedores brasileiros.

Também preside o instituto Tarcísio Vasco Michelon, que trabalha com quase 300 crianças em situação de vulnerabilidade social.

Embaixadores do Turismo de Garibaldi:

2014 – Mariana Milani

2015 - Marta Rossi

2016 - Glauco Urbim

‎2017 – Alexandra Aranovich

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • segunda
    22
    Out

    Clube de Leitura traz “Eu sou o Mensageiro” (...)

    A obra Eu Sou o Mensageiro, de Markus Zusak, será tema do encontro do Clube de Leitura deste mês. A atividade está (...)

    Leia Mais...
    segunda
    22
    Out

    Gestão e Conselho da Cultura são tema de (...)

    O Conselho Municipal de Políticas Culturais (ConCult) promoverá um encontro pautado na Gestão Municipal da Cultural e atuação dos conselheiros (...)

    Leia Mais...
    sexta
    19
    Out

    ExpoGaribaldi retoma programação a partir de hoje

    A ExpoGaribaldi inicia seu segundo final de semana nesta sexta-feira, 19 de outubro, com muitas atrações. Além da feira que oferece (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo