Segunda 07 Nov de 2016

Garibaldi integra Festuris 2016

Estande próprio, seminário sobre enoturismo e lançamento de rota marcaram a participação do Município

Pelo segundo ano consecutivo, Garibaldi integrou o Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo como expositor, em um estande próprio. Desta vez, o Município participou no Salão do Enoturismo, no corredor principal do evento que chegou em sua 28ª edição. A feira é considerada pelo trade a mais efetiva da América Latina no quesito de negócios turísticos, sendo a segunda maior em tamanho, e ocorreu de 3 a 6 de novembro, em Gramado.

Pelo estande de Garibaldi, passaram centenas de agentes de viagens, guias, imprensa e convidados que receberam o material gráfico e informações sobre as rotas de turismo da cidade. O objetivo é sempre evidenciar a identidade do Município como Capital Brasileira do Espumante.

Garibaldi também teve destaque no seminário apresentado pela secretária municipal de Turismo e Cultura e vice-presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Ivane Fávero, na sexta-feira, dia 4. O evento discutiu as oportunidades e o alto potencial de desenvolvimento do enoturismo brasileiro e evidenciou a importância de que o Ministério do Turismo defenda esse ramo de negócios.

Ivane reforçou ainda que o enoturismo nacional também precisa focar mais em desenvolver produtos e serviços de acordo com o mercado que deseja captar. Outra estratégia importante é aliar o vinho com atividades e eventos constantes.

“Este Seminário é um marco na história do enoturismo brasileiro. Entendemos que o Ministério do Turismo, a partir deste encontro, passará a defender o enoturismo como um segmento do turismo brasileiro. A primeira iniciativa já foi tomada, com a constituição de um Comitê para tratar o assunto, liderado pelo Ibravin. Somente assim, poderemos formatar roteiros integrados, unindo os principais destinos de enoturismo da América Latina, além, é claro, de sensibilizarmos principalmente o enoturista brasileiro para conhecerem as regiões que ofertam este segmento no Brasil”, defende Ivane. O seminário “Enoturismo no Brasil: potencial e oportunidades de desenvolvimento” foi promovido pelo Departamento de Ordenamento do Turismo (DEOTur) do Ministério do Turismo e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Também na tarde de sexta-feira, foi lançada a Via Orgânica, uma das primeiras rotas do Brasil em propriedades orgânicas certificadas. Além de turismo rural, o roteiro inclui restaurante, vinhos e espumantes alternativos, cooperativa, comércio, hospedagem e indústria – todos dentro da temática do alimento aliado à saúde, sustentabilidade ambiental, social e cultural. Os dez empreendimentos que integram a Rota foram representados por Acir Borotto, da Família Boroto, Luíz Postingher, da Econatura, e Jorge Mariani, da Família Mariani, que atenderam o público e responderam questões dos visitantes.

A comercialização do destino Garibaldi, a Capital Brasileiro do Espumante, foi uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. A participação contou com apoio da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Vinícola Peterlongo e Madelustre.

A Feira 2016

A Feira Internacional de Turismo ocupou 22 mil metros quadrados, no Serra Park, em Gramado. Nesta edição, a feira foi dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (programação de oficinas, workshops e palestras de forma ininterrupta). Foram duas mil marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes. Essa segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes.  A geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).

Números do Vale Dos Vinhedos

 

Em 2015, conforme a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), 397.529 mil visitantes passaram pelo Vale dos Vinhedos, que é o principal destino enoturístico do Brasil. Aumento em relação ao ano de 2010 foi de 98%.

Desse montante, 92% dos turistas eram brasileiros, vindos,especialmente, das regiões Sul e Sudeste.

Os 8% de estrangeiros foram representados, principalmente por norte-americanos, franceses, alemães, italianos, portugueses, uruguaios e argentinos.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • sexta
    22
    Set

    Courmayeur realiza 19º encontro da Confraria do Espumante (...)

    A Confraria do Espumante de Garibaldi se consolida como uma grande iniciativa para entender mais sobre a bebida símbolo do (...)

    Leia Mais...
    quinta
    21
    Set

    Semana Farroupilha encerra com grande sucesso em Garibaldi (...)

    Show de Luiz Marenco foi destaque no dia 15 de setembro De 13 a 20 de setembro, Garibaldi viveu a Semana (...)

    Leia Mais...
    quinta
    21
    Set

    Primavera em Arte apresenta programação

    Garibaldi apresenta o calendário da estação com uma programação diversificada que exalta a leveza da estação e contempla as belezas (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo