O investimento inicial, de R$ 200 milhões, quer aumentar a competitividade e acelerar o desenvolvimento em 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil.
A tarde de quarta-feira, 31 de julho, no Palácio Piratini foi de incentivo a uma área importante para o desenvolvimento econômico e o crescimento do Rio Grande do Sul. Lançados com a presença do governador Eduardo Leite e do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o programa Investe Turismo impulsionará o potencial turístico do Estado.
De âmbito nacional, o programa Investe Turismo é uma iniciativa do Sebrae, do Ministério do Turismo e da Embratur. A iniciativa pretende contemplar 158 cidades brasileiras com um pacote de investimentos voltados para o setor de turismo, como incentivos a novos negócios, acesso ao crédito e melhorias de serviços, inovação e marketing. O investimento inicial, de R$ 200 milhões, quer aumentar a competitividade e acelerar o desenvolvimento em 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil.
Com investimento de R$ 2,6 milhões, oriundos do Sebrae, o programa terá foco em 12 cidades: Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Porto Alegre, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e São Miguel das Missões. A ideia é, em três meses, fazer um mapeamento de fluxo turístico para identificar perfil de consumo, destino de origem e satisfação quanto à experiência de turismo no Estado.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, explicou que a gestão do presidente Jair Bolsonaro decidiu dar prioridade ao tema. A meta do governo federal é atrair 12 milhões de turistas até 2022. Ele esteve recentemente em Gramado, na Serra Gaúcha, e reconhece o potencial turístico do Estado. “É fundamental que o Rio Grande do Sul participe do programa, ainda mais quando se considera que Gramado é o 2º maior destino turístico brasileiro, atrás apenas do Rio de Janeiro”, observou.
A segunda etapa do programa, que deve começar a ser discutida em meados de setembro, envolve um investimento de R$ 300 milhões. “Precisamos fazer o potencial que temos virar realidade, gerando empregos e riqueza ao país", resumiu o ministro.
Com informações de Suzy Scarton - Governo do Rio Grande do Sul
O prefeito municipal Antonio Cettolin e o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, participaram do lançamento. Paulo destaca a importância de Garibaldi estar conectada com as políticas estaduais e federais, na questão do turismo, poucos municípios poderão participar deste projeto tão importante, com o apoio do Sebrae a nível nacional. “Este é um diferencial que demonstra, principalmente, a organização que o município tem em relação ao turismo, seja com as questões estruturais, com o plano estratégico e de marketing e no fortalecimento das rotas e atrativos. Se estamos sendo beneficiados, é pelo potencial que temos como cidade, como destino do turismo no Vale dos Vinhedos”, destaca o secretário. O alinhamento com as políticas nacionais, permite que o município e empreendedores, se habilitem para receber recursos para a qualificação em várias ações, através dos projetos do Sebrae.