Segunda 23 Jul de 2018

Inspire-se apresenta histórias de vida dos empresários à frente da Trattoria Primo Camilo e Lojas Farroupilha

Cerca de 100 pessoas prestigiaram a 1ª edição do Inspire-se – grandes ideias que nasceram em pequenos negócios. Em formato talk show, a sócia-proprietária das Lojas Farroupilha, Aderlaine Schwarzbach Cichelero, e o proprietário dos restaurantes Trattoria Primo Camilo, Mamma Gema Trattoria e Pizza Entre Vinho, Altemir Pessali, responderam perguntas sob a mediação da jornalista Priscila Boeira. O evento foi realizado no auditório do Hotel Mosteiro São José, na noite de terça-feira, 17. Ambos empresários integram o trade turístico de Garibaldi e realizam eventos ligados à Secretaria de Turismo e Cultura, como a Noite Branca – Lojas Farroupilha e Garibaldi Vintage – Trattoria Primo Camilo.

Os convidados têm muito em comum: ambos são inquietos, sonhadores e não esperam acontecer. Aderlaine acorda à noite e anota em um bloco as inspirações que podem ser esquecidas. Pessali sai para pedalar, volta e diz “Clege, tive uma ideia!”. A parceira na vida e nos negócios escuta, arquiteta o plano e o ajuda a executar. Assim funciona a fábrica de boas ideias dos empresários que motivaram a criação do Inspire-se.

Além de serem personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, o evento também considerou a importância dos empreendimentos para a região. A marca Lojas Farroupilha completou 50 anos, enquanto a Trattoria Primo Camilo ganha a cada dia mais destaque nacional, em 15 anos de história. A próxima edição apresentará o case das Lojas Andreolio - 42 anos e da Nechamp Alimentos - 30 anos. Em breve, a data será divulgada.

“Eu tenho um projeto de vida na minha cabeça. Eu gosto de lidar com a terra. Ainda quero fazer algo relacionado. Se eu fosse executar todas as minhas ideias precisaria de mais uma vida. A Clege sabe de tudo. O problema é que ela diz ‘sim’ para todas. Quando eu percebo, está acontecendo”, disse Pessali.

“Certa vez, tentei argumentar com um diretor que eu estava com muitas responsabilidades e não sabia se conseguiria fazer tudo. Ele respondeu ‘se está na sua mesa é porque sabemos que você é capaz. Sei que fará bem feito’. Depois disso, nunca mais questionei”, recordou Aderlaine.

Sobre os entrevistados

Aderlaine Schwarzbach Cichelero - 50 de Lojas Farroupilha

Natural de Maximiliano de Almeida, graduou-se como administradora de empresas pela URI Erechim. Por dez anos atuou como professora do curso Técnico em Contabilidade, no Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia e também como tutora do curso à distância da Faculdade Castelo Branco, em parceria com o Colégio Santa Rosa, em Carlos Barbosa.

Durante 16 anos fez parte do quadro de colaboradores da Cooperativa Santa Clara e sua última função foi supervisora de Marketing. Atualmente trabalha junto à família na Loja Farroupilha. É integrante da diretoria da Apeme como diretora do Comércio e recentemente assumiu o cargo de presidente da Rota de Compras de Garibaldi.

 

Altemir Pessali – Trattoria Primo Camilo, Mamma Gema e Pizza Entre Vinhos

Começou a trabalhar aos 11 anos como metalúrgico. Depois, em uma fábrica de biscoitos, uma mecânica e uma sapataria. Foi atleta mirim no Clube Esportivo de Bento Gonçalves, onde se tornou atleta profissional até os anos 2000. De 2000 até 2002 teve uma escolinha de futebol entre os municípios de Barão e Garibaldi. Posteriormente, viajou para a Europa e América Latina como forma de estudar a culinária. Em sua carreira de jogador de futebol, atuou no Esportivo de Bento Gonçalves, Guarani de Garibaldi, Fluminense do Rio de Janeiro, em um time no Japão, entre outros.  Após afastar-se do futebol profissional, em 2002 decidiu montar um negócio com a família, a Trattoria Primo Camilo. Em 2010, abriu a Trattoria Mamma Gema e, em 2014, o Pizza Entre Vinhos, em conjunto com outros sócios. Atualmente lidera os três restaurantes e viaja seguidamente como chef convidado para atuar em eventos gastronômicos. Em junho, as trattorias Mamma Gema e Primo Camilo ganharam, respectivamente, primeiro e segundo lugar na categoria restaurante italiano da Serra Gaúcha, pela revista Veja Comer & Beber.

*Com informações de Priscila Boeira

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • segunda
    22
    Out

    Clube de Leitura traz “Eu sou o Mensageiro” (...)

    A obra Eu Sou o Mensageiro, de Markus Zusak, será tema do encontro do Clube de Leitura deste mês. A atividade está (...)

    Leia Mais...
    segunda
    22
    Out

    Gestão e Conselho da Cultura são tema de (...)

    O Conselho Municipal de Políticas Culturais (ConCult) promoverá um encontro pautado na Gestão Municipal da Cultural e atuação dos conselheiros (...)

    Leia Mais...
    sexta
    19
    Out

    ExpoGaribaldi retoma programação a partir de hoje

    A ExpoGaribaldi inicia seu segundo final de semana nesta sexta-feira, 19 de outubro, com muitas atrações. Além da feira que oferece (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo