Quarta 10 Mai de 2017

Oficina de Turismo analisa Plano Municipal e debate próximas ações para o setor

Alavancar os esforços e as estratégias para desenvolver ainda mais o turismo em Garibaldi. Esse foi o objetivo da palestra “Inovação e Criatividade no Turismo” e da oficina realizada no Município na última terça-feira, 9. Coordenada pela consultora do Sebrae/RS e ex-secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, o encontro reuniu o trade local no Hotel Mosteiro São José.

Inicialmente, o prefeito Antonio Cettolin recebeu os participantes reforçando que os esforços públicos e privados devem estar alinhados e baseados na inovação. “Criar e inovar são meios fundamentais para superar a crise”, definiu. No mesmo sentido, o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, lembrou que o turismo é feito pelos empreendimentos. “O Poder Público tem o dever de ajudar, mas nosso sucesso enquanto destino turístico depende da união do trade”, pontuou.

Ao iniciar sua fala, Ivane reforçou que atualizar e priorizar as ações do turismo, baseadas na construção do Plano Municipal de Turismo, construído em 2013, é essencial. “Se avançamos nos últimos anos, é porque, de fato, superamos as dificuldades de orçamento e, principalmente, porque nos unimos em prol de um objetivo maior”, enfatizou.

Dados de como o turismo é uma atividade fundamental e que, a cada dia, se desenha mais como saída frente a crises e problemas econômicos, trazem um panorama do setor em nível nacional e mundial. “Em 2015, 1.184 bilhão de pessoas saíram de seus países para fazer turismo. 4.5 por cento do PIB brasileiro vêm do turismo”, apresentou Ivane.

Perguntas sobre o público que visita Garibaldi, o reconhecimento do Município como a Capital Brasileira do Espumante e as expectativas de um turismo estruturado e comprometido com a sustentabilidade foram abordados antes da oficina de planejamento, que revisou as ações do Plano Municipal de Turismo.

Para analisar as prioridades de ações para o ano e definir os rumos do turismo de Garibaldi, o grupo foi dividido em cinco eixos distintos: turismo e economia; eventos; marketing e promoção; infraestrutura e acesso; e políticas públicas e sustentabilidade.

As ideias levantadas e discutidas na oficina serão compiladas, construindo assim a revisão anual do Plano. O documento serve como norte para as próximas ações, sendo apresentado também no Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A promoção da oficina foi da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. O apoio foi do Sebrae/RS.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quarta
    22
    Mai

    Dia do Vinho Brasileiro segue com intensa programação (...)

    A programação do Dia do Vinho Brasileiro que iniciou na sexta-feira, dia 17 de maio e segue até o dia (...)

    Leia Mais...
    terça
    21
    Mai

    Garibaldi Gastrô: o espetáculo gastronômico do inverno na (...)

    Evento com oficinas de gastronomia, degustação de espumantes, vinhos e azeites e jantar na Maria Fumaça terá sua terceira edição (...)

    Leia Mais...
    segunda
    20
    Mai

    33º Festival Colonial Italiano ocorre neste final de (...)

    Evento integra a programação do Dia do Vinho Brasileiro 2019 Garibaldi realiza neste final de semana, dias 25 e 26 de (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo