Segunda 30 Jul de 2018

Projeto arquitetônico do Parque da Barragem é apresentado

O projeto arquitetônico - que transformará o atual Passeio da Barragem em um grande parque revitalizado, com circuito fechado de caminhada, ciclofaixa e oito áreas de lazer e bem-estar - foi apresentado pela arquiteta Patrícia Pasini a representantes do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico e Social (Comudes). O encontro ocorreu na última sexta-feira, dia 27.

A localização do parque, de fácil acesso na área urbana de Garibaldi, sua paisagem natural e seu potencial turístico foram os itens mais mencionados na enquete realizada pela arquiteta voluntária, que arrecadou mais de mil respostas. “As pessoas veem uma oportunidade da área se tornar o primeiro parque urbano do município”, afirmou.

Para a elaboração do projeto, também foi priorizado o respeito ao espaço já existente. O intuito é retomar o sentimento de pertencimento ao local, e, ao mesmo tempo, tornar o Parque da Barragem Santa Mônica um ponto de referência no Estado.

O projeto contempla circuito fechado para caminhada, ciclofaixa, deques, arquibancadas, mirantes, palco, passarela metálica, guarita, estacionamento, bicicletários, banheiro e área de recreação, entre outros itens.

“O projeto que se acomoda ao local e não o contrário”, garante Patrícia. Para a determinação dos locais que devem receber os deques, espaços pavimentados para contemplação, especialmente, do espelho d’água, entre outros pontos, como palco, mirantes e parquinho, foram realizadas diversas visitas ao passeio e consultados profissionais de diferentes áreas.

A sequência ao trabalho é a contratação de uma equipe técnica para o levantamento de custos para iniciar a obra, que ainda necessitará da aprovação da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), uma vez que a área de 24 hectares pertence à Corsan.

“Com o valor orçado, vamos trabalhar na captação dos recursos para a execução do projeto, o que também pode ocorrer por meio de parcerias”, avalia o prefeito Antonio Cettolin. “É uma obra que deverá ser realizada em etapas e a primeira a ser executada será a pista de caminhada e ciclofaixa, que foram os itens mais solicitados pela comunidade garibaldense”, informa.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • segunda
    22
    Out

    Clube de Leitura traz “Eu sou o Mensageiro” (...)

    A obra Eu Sou o Mensageiro, de Markus Zusak, será tema do encontro do Clube de Leitura deste mês. A atividade está (...)

    Leia Mais...
    segunda
    22
    Out

    Gestão e Conselho da Cultura são tema de (...)

    O Conselho Municipal de Políticas Culturais (ConCult) promoverá um encontro pautado na Gestão Municipal da Cultural e atuação dos conselheiros (...)

    Leia Mais...
    sexta
    19
    Out

    ExpoGaribaldi retoma programação a partir de hoje

    A ExpoGaribaldi inicia seu segundo final de semana nesta sexta-feira, 19 de outubro, com muitas atrações. Além da feira que oferece (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo