Quinta 19 jul de 2018

Trabalho do Concult é apresentado na Tribuna Livre

A relação entre o município e a cultura foi destacada pela presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Garibaldi (Concult), Rosana Marina, em uso da Tribuna Livre na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, dia 16.

Rosana explanou o papel do conselho e suas ações no município. Pela primeira vez, o Concult está realizando suas reuniões mensais de forma itinerante e abertas para que as pessoas da comunidade possam participar, conhecer e opinar sobre a cultura no município.

“Qual o papel da cidade em relação à cultura? É oferecer espaço e condições para que a cultura exerça sua função de articular a transformação do movimento. A cultura deve ir além de ofertar entretenimento e catarse, e sim ser vista e orientada como promotora de ações que colocam o homem em contato consigo, promovendo questionamentos e reflexões”, destacou a presidente do conselho.

Ela ainda deixou o conceito de Camus sobre o papel da cultura na sociedade. “Sem a cultura e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro”, concluiu a presidente.

Para a adequação dos grupos culturais e a Prefeitura à Lei de Parcerias, nº 13.019/2014, no último ano não houve repasses de recursos por parte do Poder Público. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no entanto, reafirmou seu papel de valorização dos grupos garibaldenses nos eventos realizados, contratando-os de forma remunerada na Feira do Livro e Garibaldi Vintage, entre outros.

Anualmente este espaço no Legislativo é utilizado, como forma de prestar contas sobre os trabalhos desenvolvidos.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quarta
    17
    jul

    A permanência do turista em Garibaldi é o (...)

    Visando a permanência do turista na cidade, a Secretaria de Turismo e Cultura tem intensificado a promoção de Garibaldi como (...)

    Leia Mais...
    terça
    16
    jul

    Fenachamp abre inscrições para o sabrage coletivo 2019 (...)

    Estão abertas as inscrições para o sabrage coletivo da Festa do Espumante Brasileiro 2019. Uma das principais atrações do evento (...)

    Leia Mais...
    segunda
    15
    jul

    Falta um mês para o Garibaldi Gastrô

    O espetáculo gastronômico do inverno na Serra Gaúcha vai ser dias 15 e 16 de agosto, com oficinas de gastronomia, degustações (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo