Segunda 26 Nov de 2018

Via Orgânica realiza passeios para a comunidade garibaldense

Com o objetivo de apresentar a Via Orgânica à comunidade garibaldense, um tour foi promovido pelos empreendimentos que compõem a rota e o Poder Público Municipal.  Em dois sábados de passeio, cerca de 60 pessoas conheceram melhor a rota de turismo que alia o alimento à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural. 

Em outubro, foram visitados os empreendimentos Sabor Ecológico, Fit Up!, Econatura e Família Boroto. No último sábado, 24 de novembro, foi a hora de conhecer melhor a Davida, a Cooperativa Vinícola Garibaldi, o Sítio Crescer e a Família Mariani. A turismóloga Melina Casagrande acompanhou os grupos nos passeios.

A realização foi da Via Orgânica e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.  A iniciativa deseja inserir ainda mais a comunidade no turismo, possibilitando que os garibaldenses conheçam os atrativos turísticos locais.

Agenda:

27 de outubro de 2018 – sábado

Sabor Ecológico: Loja especializada em produtos naturais e orgânicos, que busca transmitir a sensação e a confiança de retirar tudo da própria horta, só que no centro da cidade. Hortaliças, legumes, frutas, sucos, geleias, molhos, chás, açúcar, café, farinhas, grãos – tudo orgânico. Muitos dos alimentos são cultivados pelos proprietários. Também fornece linhas de produtos naturais, sem glúten, sem lactose, dietéticos e fitoterápicos.

FIT UP: A Fit UP! produz bebidas saudáveis, com ingredientes naturais e orgânicos. Frutas e verduras são prensadas a frio, garantindo a conservação integral, sem adicionais químicos. A empresa recebe visitantes para um tour interno, com demonstração dos produtos e suas variadas combinações de ingredientes, pensadas para cada tipo de público e de ritmo de vida.

Econatura: A “ecofábrica” construída predominantemente com materiais de reuso, utiliza processos que buscam minimizar o impacto ambiental.  O espaço “Ecopipa” é utilizado como área para degustação. Produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos. Sem custo.

Família Boroto: A família dedica-se à elaboração de espumante orgânico, comercializado pela Coopeg, e a produção de chocolates. Além da degustação dos produtos, harmonizados com tábua de frios, chamada de meredin perlage, o visitante pode realizar passeio de carroça pelas videiras e conhecer o processo de produção do espumante. Também é oferecido passeio a grutas e a capitéis repletos de histórias, próximos da propriedade.

24 de novembro

Davida: A Davida oferece, de forma exclusiva, lanches saudáveis com opções orgânicas. Dispõe de um espaço para cursos e oficinas culinárias, com o objetivo de educar e promover a saúde, sempre com muito sabor. Também possui um comércio especializado em alimentos naturais e orgânicos.

Cooperativa Vinícola Garibaldi: Presente na lista dos cem melhores vinhos do mundo, a cooperativa também aposta na produção orgânica, com suco de uva e vinho provenientes do cultivo agroecológico de setenta de suas 380 famílias associadas. A visita ao complexo turístico da empresa relata o funcionamento da cooperativa e suas práticas sustentáveis, além do processo enológico e a história de Garibaldi por trás da entidade.

Sítio Crescer: Possui Hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Produz hortaliças e frutas orgânicas, que podem ser adquiridas. Oferece local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade, rodeados por jardins.

Família Mariani: Compartilhando conhecimentos de agroecologia, a família mostra as videiras centenárias, a produção orgânica e a agroindústria. No antigo casarão, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias da família. O visitante pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época. No local, são comercializados produtos orgânicos, produzidos pelos cooperados da Coopeg.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quinta
    14
    Fev

    Carnaval ganha exposição no Museu Municipal de Garibaldi (...)

    No clima de uma das festas mais populares do país, Garibaldi realizará o Carnaval Retrô no dia 23 de fevereiro, (...)

    Leia Mais...
    quarta
    13
    Fev

    Mês da Mulher de Garibaldi terá mais de (...)

    A população de Garibaldi terá um Mês da Mulher repleto de eventos para todos os gostos e idades. A Apeme (...)

    Leia Mais...
    quarta
    06
    Fev

    Carnaval Retrô promete marchinhas, clima familiar e resgate (...)

    De forma conjunta, Garibaldi planeja um carnaval com a cara da cidade. Idealizado pelo Poder Público, diversas entidades e voluntários, (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo