Quarta 10 mai de 2017

Visita à Via Orgânica encanta e apresenta sustentabilidade como modelo de turismo

Conhecer e entender os benefícios de uma vida conectada com a natureza e voltada ao turismo sustentável foi o plano de um grupo de visitantes da Via Orgânica. A Rota, uma das primeiras de turismo rural do Brasil em propriedades orgânicas certificadas, recebeu o famtour (do inglês, familiarization tours) no último sábado, dia 6 de maio.

A proposta, que tinha como objetivo familiarizar e sensibilizar ainda mais o público em relação ao produto turístico, foi extremamente bem recebida pelo grupo. Os visitantes reuniram pessoas em grande parte pessoas da região, mas também contemplaram pessoas de outras partes do Brasil. Para a professora e doutora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suzana Maria De Conto, a visita foi um momento de aprendizagem sobre a sustentabilidade no espaço rural. “Eu e meus alunos parabenizamos Garibaldi e os proprietários que internalizaram o conceito da sustentabilidade em suas propriedades”, destacou.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi,  acompanhar as tendências e o que o turista está buscando é imprescindível.  “Sem dúvida, a Via Orgânica, lançada recentemente, veio para atender esta demanda crescente de turistas em busca do contato com a história, pessoas e a natureza”.

A visita teve início a partir das 7h30min, com saída em frente à Prefeitura Municipal. Às 8h, os participantes foram recebidos no Sítio Crescer pelo casal Damian e Ana Chiesa. O passeio incluiu uma visita à propriedade, passando pela horta orgânica, que produz hortaliças e frutas orgânicas, pelo açude e por pequenas cascatas que completam o ambiente. O hostel (hospedagem compartilhada) foi o atrativo final. A construção sustentável chama a atenção pela modernidade e pela simplicidade ao mesmo tempo.  Damian reforçou o processo de concepção do projeto que também oferece local para eventos, recebe retiros e serve refeições caseiras mediante agendamento.

O segundo local visitado foi o Valle Rustico. Com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora, o restaurante foi apresentado dentro de sua proposta de fazer das refeições um momento prazeroso. Bellora contou a ideia inicial e a evolução do restaurante, onde a refeição é preparada para se apreciar em etapas, que atingem seu ápice quando harmonizados com sugestões de vinhos e espumantes. Os visitantes conheceram também a horta orgânica, de onde a maioria dos ingredientes é retirada e os animais que o local mantém.  Além de ser restaurante, o Valle Rustico atua com o projeto Horta (entrega de cestas com produtos orgânicos em casa), food truck e oficinas gastronômicas.

A Família Mariani, que integra também a Estrada do Sabor, foi escolhida como terceiro ponto. Os visitantes foram recebidos por Jorge Mariani e sua irreverência ao narrar a história que o levou de volta à propriedade, largando a vida na “cidade” e retornando ao local de nascimento.  Entre animais de estimação e videiras centenárias, conhecimentos de agroecologia foram compartilhados com entusiasmo. Em passeios agendados, o visitante também pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época.   No local, são comercializados produtos orgânicos, produzidos pelos cooperados da Coopeg.

A visita terminou na Econatura, em Linha São Luiz do Araripe. Recebidos pela família Postingher, o anfitrião Luiz apresentou o negócio que teve início há quase 20 anos. Os visitantes puderam conhecer os processos que transformam a uva em sete produtos diferentes, todos oriundos de uva orgânica. Construída predominantemente com materiais de reuso e utilizando processos que buscam minimizar o impacto ambiental, a “ecofábrica” impressiona. O espaço “Ecopipa” é utilizado como área para degustação e a harmonia entre natureza e trabalho fica evidente em cada etapa apresentada pela família.

A Via Orgânica, lançada em outubro de 2016, alia o alimento à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural.  O convite é para que o visitante descubra o prazer de estar à mesa e os encantos da produção agroecológica e artesanal, em belas paisagens, resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias, contato direto com a simplicidade e a experiência de quem produz e prepara o alimento: em cada local, uma descoberta.

Saiba mais sobre a Via Orgânica no link: http://www.turismogaribaldi.com.br/rotas-atrativos/via-organica. A organização do famtour foi da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. 

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quarta
    26
    jun

    Município intensifica a divulgação de seus atrativos em (...)

    Garibaldi aposta nas tradicionais feiras de turismo para divulgar o autêntico destino que é a Capital Brasileira do Espumante. Rotas (...)

    Leia Mais...
    quarta
    26
    jun

    Artesãos comemoram São João neste sábado

    A Feira Municipal de Artesanato acontecerá em clima de São João neste sábado, 29 de junho. A atividade é realizada (...)

    Leia Mais...
    terça
    25
    jun

    Manifestações de fé na celebração de Corpus Christi (...)

    Milhares de pessoas participaram da celebração religiosa de Corpus Christi, na quinta-feira, 20 de junho, em Garibaldi. A missa presidida (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo