Quinta 13 abr de 2017

Visita à Via Orgânica ocorre no dia 6 de maio

Famtour é aberto a toda comunidade

Com o objetivo de conhecer e promover a Via Orgânica, uma das primeiras rotas de turismo rural do Brasil em propriedades orgânicas certificadas, um famtour (do inglês, familiarization tours) será realizado em Garibaldi no dia 6 de maio. A proposta deseja familiarizar e sensibilizar ainda mais o público em relação ao produto turístico.

Toda a comunidade está convidada a participar, mas as vagas são limitadas. A visita ocorre a partir das 7h30min, com saída em frente à Prefeitura Municipal. A taxa de visita dos estabelecimentos será de 15 reais, conforme cronograma abaixo.

A Via Orgânica alia o alimento à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural. Descubra o prazer de estar à mesa e os encantos da produção agroecológica e artesanal, em belas paisagens, resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias, contato direto com a simplicidade e a experiência de quem produz e prepara o alimento: em cada local, uma descoberta. Saiba mais sobre a Via Orgânica no link: http://www.turismogaribaldi.com.br/rotas-atrativos/via-organica.

A organização do famtour é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. A confirmação de presença deve ser feita até o dia 3 de maio, quarta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462 8235 ou no e-mail turismo@garibaldi.rs.gov.br.

Roteiro do famtour - Via Orgânica

06 de maio - sábado

08h - Sítio Crescer: Possui Hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Produz hortaliças e frutas orgânicas, que podem ser adquiridas. Oferece local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade, rodeados por jardins. Recebe retiros e serve refeições caseiras mediante agendamento. Valor R$10,00.

09h - Valle Rustico: Com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora, a refeição é preparada para se apreciar em etapas, que atingem seu ápice quando harmonizados com sugestões de vinhos e espumantes. O visitante tem a oportunidade de conhecer a horta orgânica, de onde a maioria dos ingredientes é retirada. Além de ser restaurante, atua com projeto Horta (entrega de cestas com produtos orgânicos em casa), food truck e oficinas gastronômicas. Sem custo.

10h - Família Mariani: Compartilhando conhecimentos de agroecologia, a família mostra as videiras centenárias, a produção orgânica e a agroindústria. No antigo casarão, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias da família. O visitante pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época.   No local, são comercializados produtos orgânicos, produzidos pelos cooperados da Coopeg. Valor R$5,00.

11h – Econatura: A “ecofábrica” construída predominantemente com materiais de reuso, utiliza processos que buscam minimizar o impacto ambiental. O espaço “Ecopipa” é utilizado como área para degustação. Produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos. Sem custo.

1 / 10

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • segunda
    24
    jun

    Slow Food promove Festa Junina Livre de Transgênicos (...)

    Evento para promoção da biodiversidade vai ser no dia 07 de julho, no Sítio Crescer, com comida, brincadeiras e feirinha de (...)

    Leia Mais...
    terça
    18
    jun

    Ensaio sobre a cegueira na edição junina do (...)

    O livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, será debatido no próximo encontro do Clube de Leitura, no dia (...)

    Leia Mais...
    terça
    18
    jun

    Sabores de Inverno chega com intensa programação

    A chegada do inverno, a estação que mais define a serra gaúcha, na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, traz (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo