Film Comission

O projeto visa captar produções cinematográficas na cidade, estabelecendo parcerias com o trade local e produtoras de cinema, atuando como um facilitador na realização e na viabilização destas produções. Um filme, seja ele da indústria cinematográfica ou publicitário, movimenta a economia local quando desloca uma equipe para filmagens. Em troca, o município ganha visibilidade, mídia espontânea, engajamento da comunidade e do comércio, movimentando a rede hoteleira e gastronômica.

O turismo cinematográfico global movimente cerca de 40 milhões de turistas a cada ano. Existem diversos exemplos internacionais do impacto de filmes e séries de TV no aumento do turismo e visitas a locações específicas para promover o branding de cidades ou países.

  • “Coração Valente”, Escócia: aumento de 300% no ano após o lançamento;
  • “Quatro Casamentos e um Funeral,” The Crown Hotel, Amersham, Inglaterra: Reservas esgotadas durante 3 anos após o lançamento;
  • “Harry Potter”: Várias locações na Inglaterra: aumento de mais de 50% em todas as locações de filmagem;
  • “Missão Impossível”: Parques Nacionais, Sydney: aumento de mais de 200% em 2000;
  • “Sideways”: Retorno financeiro e turístico aos vinhedos da Califórnia;
  • “Senhor dos anéis”: Aumento de 300% de turistas na Nova Zelândia;
  • “O Código da Vinci”: Virou roteiro turístico na França. 

Vinculada à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, tem atribuições de captação e acompanhamento na de produções cinematográficas diversas e de interesse para o município. Sua premissa parte do pressuposto de assistência às equipes de filmagens, oferecendo articulação logística na viabilização das produções.

Entre as funções da Comissão estão as seguintes atribuições:

  • Captar, articular e acompanhar produções cinematográficas e artísticas para o município, visando sua divulgação em território nacional e internacional;
  • Dispor Guia de Locações e produção para equipes cinematográficas diversas;
  • Facilitar a logística na negociação com estabelecimentos locais e regionais a fim de obter preços especiais com hospedagem, alimentação, transporte e demais demandas da produção;
  • Garantir, juntamente com os órgãos responsáveis, segurança e autorização de filmagem em locais públicos;
  • Firmar parceria com os governos e iniciativa privadas de cidades vizinhas para produção de filmagens.

O município já serviu como cenário para produções cinematográficas ainda antes da oficialização da Film Commission:

  • Comercial “O Boticário” – 2003;
  • Gravação do clip da música “Frete”, de Chitãozinho e Xororó – 2003;
  • Gravação do Dvd “Chitãozinho e Xororó Ao Vivo em Garibaldi” – 2003;
  • Longa “A Casa Verde” – Diretor Paulo Nascimento – 2008;
  • Minissérie da Rede Globo “Decamerão – A Comédia do Sexo” – 2009;
  • Documentário “Brava Gente” – Diretor Sbragia – 2012.

Com a implementação da Film Commission, foram captadas as seguintes produções:

  • Comercial do BRDE – 2013;
  • Filme Real Beleza, do diretor Jorge Furtado – 2013;
  • Filme Senhores da Guerra, do diretor Tabajara Ruas – 2013;
  • Curta Metragem Pra Ficar na História – Villa Fitarelli, do diretor Boca Migotto – 2014;
  • Clipe Happy Garibaldi, do diretor Éverton Rigatti – 2014;
  • Documentário Paredes que Falam, do diretor Éverton Rigatti - 2015
  • O Filme da Minha Vida, do diretor Selton Mello – 2015;
  • Novela da Rede Globo Além do Tempo– 2015;
  • Comercial nacional de Natal da Coca Cola, do diretor Fernando Grostein – 2015. 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quinta
    16
    Nov

    Garibaldi respira arte

    Iniciou na sexta-feira a Expoarte - Exposição Coletiva dos Artistas Plásticos de Garibaldi. A iniciativa de tornar a arte mais (...)

    Leia Mais...
    terça
    14
    Nov

    Coral Show Canarinhos emociona em espetáculo

    O último sábado, 11, foi marcado pelo espetáculo “Nos embalos da discoteca”, promovido pelo Coral Show Canarinhos. Autoridades municipais, imprensa, (...)

    Leia Mais...
    terça
    14
    Nov

    Segundo Passarela do Bem doa 100% do lucro (...)

    O público que prestigiou a segunda edição do Passarela do Bem voltou para casa transbordando solidariedade, carinho e amor. Essas três sentimentos (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo