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Foto da rota Film Commission

Film Commission

O projeto visa captar produções cinematográficas na cidade, estabelecendo parcerias com o trade local e produtoras de cinema, atuando como um facilitador na realização e na viabilização destas produções. Um filme, seja ele da indústria cinematográfica ou publicitário, movimenta a economia local quando desloca uma equipe para filmagens. Em troca, o município ganha visibilidade, mídia espontânea, engajamento da comunidade e do comércio, movimentando a rede hoteleira e gastronômica.

O turismo cinematográfico global movimente cerca de 40 milhões de turistas a cada ano. Existem diversos exemplos internacionais do impacto de filmes e séries de TV no aumento do turismo e visitas a locações específicas para promover o branding de cidades ou países.

  • “Coração Valente”, Escócia: aumento de 300% no ano após o lançamento;
  • “Quatro Casamentos e um Funeral,” The Crown Hotel, Amersham, Inglaterra: Reservas esgotadas durante 3 anos após o lançamento;
  • “Harry Potter”: Várias locações na Inglaterra: aumento de mais de 50% em todas as locações de filmagem;
  • “Missão Impossível”: Parques Nacionais, Sydney: aumento de mais de 200% em 2000;
  • “Sideways”: Retorno financeiro e turístico aos vinhedos da Califórnia;
  • “Senhor dos anéis”: Aumento de 300% de turistas na Nova Zelândia;
  • “O Código da Vinci”: Virou roteiro turístico na França. 

Vinculada à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, tem atribuições de captação e acompanhamento na de produções cinematográficas diversas e de interesse para o município. Sua premissa parte do pressuposto de assistência às equipes de filmagens, oferecendo articulação logística na viabilização das produções.

Entre as funções da Comissão estão as seguintes atribuições:

  • Captar, articular e acompanhar produções cinematográficas e artísticas para o município, visando sua divulgação em território nacional e internacional;
  • Dispor Guia de Locações e produção para equipes cinematográficas diversas;
  • Facilitar a logística na negociação com estabelecimentos locais e regionais a fim de obter preços especiais com hospedagem, alimentação, transporte e demais demandas da produção;
  • Garantir, juntamente com os órgãos responsáveis, segurança e autorização de filmagem em locais públicos;
  • Firmar parceria com os governos e iniciativa privadas de cidades vizinhas para produção de filmagens.

O município já serviu como cenário para produções cinematográficas ainda antes da oficialização da Film Commission:

  • Comercial “O Boticário” – 2003;
  • Gravação do clip da música “Frete”, de Chitãozinho e Xororó – 2003;
  • Gravação do Dvd “Chitãozinho e Xororó Ao Vivo em Garibaldi” – 2003;
  • Longa “A Casa Verde” – Diretor Paulo Nascimento – 2008;
  • Minissérie da Rede Globo “Decamerão – A Comédia do Sexo” – 2009;
  • Documentário “Brava Gente” – Diretor Sbragia – 2012

Com a implementação da Film Commission, foram captadas as seguintes produções:

  • Comercial do BRDE – 2013;
  • Filme Real Beleza, do diretor Jorge Furtado – 2013;
  • Filme Senhores da Guerra, do diretor Tabajara Ruas – 2013;
  • Curta Metragem Pra Ficar na História – Villa Fitarelli, do diretor Boca Migotto – 2014;
  • Clipe Happy Garibaldi, do diretor Éverton Rigatti – 2014;
  • Documentário Paredes que Falam, do diretor Éverton Rigatti - 2015
  • O Filme da Minha Vida, do diretor Selton Mello – 2015;
  • Novela da Rede Globo Além do Tempo– 2015;
  • Comercial nacional de Natal da Coca Cola, do diretor Fernando Grostein – 2015. 

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