Passadas - A Arquitetura do Olhar

Italianos, franceses, sírios, tropeiros mascates e artesãos experimentaram o florescimento do comércio em uma das principais estradas do sul do país - a Rua Buarque de Macedo, responsável pelo acesso das levas de imigrantes às suas terras e uma das mais importantes vias de ligação das colônias do oeste da serra com a capital do estado.

O resultado dessa trajetória de sucesso está presente nos 35 exemplares de construções que se estendem ao longo da Buarque e ruas adjacentes que compõem o Roteiro Passadas. Os anseios, as projeções, venturas e desventuras, encontram-se ali, nas fachadas dos prédios, e ali esperam serem despertadas do seu sono de sonhos.  

 O Roteiro Passadas oferece a oportunidade de nos encontramos nos gestos do outro, de nos recriarmos através da história do outro, porque o brilho dos olhos de quem traz as passadas ilumina as faces eternizadas nas fachadas centenárias. 

Elas, com seu sorriso de pedra, entregam-se a um diálogo mudo. Sabe-se que quem é tocado pelo seu olhar torna-se refém da sua magia e da certeza de que, sim, é possível imortalizar-se.

Através do Passadas, o visitante é convidado a mergulhar nesse mundo de simbologia, expressividade e história em um passeio guiado, que pode ser feito a pé ou de Tim Tim  - caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas.

Quem traz as passadas ilumina as faces eternizadas nas fachadas centenárias.

Estabelecimentos


CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • sexta
    19
    Jan

    Confira o calendário oficial de eventos 2018

    Garibaldi conta com uma grande quantidade de programações durante todo o ano. A agenda contempla as iniciativas do Poder Público (...)

    Leia Mais...
    segunda
    15
    Jan

    Garibaldi figura entre os destinos turísticos mais ofertados (...)

    O Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul divulgou na última semana a lista dos municípios gaúchos ofertados pelas (...)

    Leia Mais...
    quinta
    11
    Jan

    Garibaldi realiza o Veraneio da Vindima

    Calendário da estação exalta a colheita da uva O Veraneio da Vindima, calendário de eventos da estação, inicia no próximo dia 19 (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo