Ir para conteúdo principal
Conteúdo Menu Conteúdo Principal

Museu e Arquivo Histórico – 1884

Localização: Rua Dr. Carlos Barbosa

O primeiro prédio original é de 1878, feito de madeira, e abrigava o Societa Italiana Conde D’Eu.  Em 1884, foi construído o primeiro pavimento em alvenaria para instalação da Società Italiana di Mutuo Soccorso que também abrigou o Consulado Italiano, fornecendo assistência aos imigrantes italianos que começaram a chegar à região.

No ano de 1892, o prédio foi reformado e o piso superior construído. Atualmente, é considerado o mais antigo prédio de alvenaria da Serra Gaúcha.

O primeiro cônsul Italiano foi Abramo Canini, que inclusive morou nas dependências do prédio. Foi dele a sugestão de colocar o nome da cidade Garibaldi, em homenagem ao seu amigo Giuseppe Garibaldi. Posteriormente, assumiu como novo cônsul Pietro Marcon, que também fixou residência no local.

O prédio também foi palco de reuniões, assistência social, festas de casamento e aulas de italiano. Durante a e I Guerra Mundial (1914/1918) serviu até mesmo como hospital – os atendimentos eram realizados pelo médico Júlio Motti.

Em 1944, por ocasião da II Guerra Mundial, a população de origem italiana teve suas atividades restringidas e as instalações do prédio foram invadidas e todo o seu acervo e patrimônio, incluindo documentos de registros, foi apreendido e queimado. Para salvar o prédio da destruição, a diretoria em exercício entendeu que deveria doá-lo a Itália por meio da sua embaixada no Brasil. Nesse período, a construção serviu de residência para algumas famílias e posteriormente permaneceu em abandono.

Em 10 de agosto de 1963, o governo italiano devolveu o prédio à comunidade de Garibaldi, para que ali se instalasse um centro de atividades de cunho cultural. Em 1972, instalou-se no local a Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel, o Destacamento Militar e os Bombeiros Voluntários.

No dia 31 de outubro de 1985 foi inaugurado o Acervo Histórico Cultural do município de Garibaldi (Museu Municipal e Arquivo Histórico), criado pela Lei nº 1.748 de 28 de dezembro de 1984. O local abriga também a Casa do Artesão de Garibaldi. E, por fim, em 16 de agosto de 2007, foi homologado o tombamento do Museu de acordo com o decreto nº 3.234.

Carregando mapa...

Conteúdo Rodapé