Conteúdo Menu Conteúdo Principal

Museu e Arquivo Histórico – 1884

Localização: Rua Dr. Carlos Barbosa, 77, Centro

Horário Arquivo Histórico: Segunda a sexta-feira: das 8 h às 11h30min e das 13h30min às 17h

Horário Museu: Terça a sexta-feira, das 09 h às 17 h, e Domingos, Sábados e Feriados, das 10 h às 16 h

Telefone Museu: 3462 8118

Telefone Arquivo Histórico: 3462 8119

E-mail Arquivo Histórico: arquivohistorico@garibaldi.rs.gov.br

E-mail Museu: museu@garibaldi.rs.gov.br

O prédio onde hoje se encontra o Museu e Arquivo Histórico Municipal é de 1878, feito inicialmente de madeira, e abrigava a Società Italiana di Mutuo Soccorso Conde D’Eu, que posteriormente passou a se chamar Stella D’Itália. Em 1884, foi construído o primeiro pavimento em alvenaria, que além de abrigar a Società, era utilizado pelo Consulado Italiano, fornecendo assistência aos imigrantes italianos que chegavam à região.

No ano de 1892, o prédio foi reformado e o piso superior construído. Atualmente, é considerado o mais antigo prédio de alvenaria da Serra Gaúcha.

O primeiro cônsul Italiano foi Abramo Canini, que inclusive morou nas dependências do prédio. Foi dele a sugestão de colocar o nome da cidade Garibaldi, em homenagem ao seu amigo Giuseppe Garibaldi. Posteriormente, assumiu como novo cônsul Pietro Marcon, que também fixou residência no local.

O prédio também foi palco de reuniões, assistência social, festas de casamento e aulas de italiano. Durante a I Guerra Mundial (1914/1918) serviu até mesmo como hospital – os atendimentos eram realizados pelo médico Júlio Motti.
Em 1944, por ocasião da II Guerra Mundial, a população de origem italiana teve suas atividades restringidas e as instalações do prédio foram invadidas, todo o seu acervo e patrimônio, incluindo documentos de registros, foi apreendido e queimado. Para salvar o prédio da destruição, a diretoria em exercício entendeu que deveria doá-lo a Itália por meio da sua embaixada no Brasil. Nesse período, a construção serviu de residência para algumas famílias e posteriormente permaneceu em abandono.

Em 10 de agosto de 1963, o governo italiano devolveu o prédio à comunidade de Garibaldi, para que ali se instalasse um centro de atividades de cunho cultural. Em 1972, instalou-se no local a Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel, o Destacamento Militar e os Bombeiros Voluntários.

No dia 31 de outubro de 1985 foi inaugurado o Acervo Histórico Cultural do município de Garibaldi (Museu Municipal e Arquivo Histórico), criado pela Lei nº 1.748 de 28 de dezembro de 1984. O local abriga também a Casa do Artesão de Garibaldi. E, por fim, em 16 de agosto de 2007, foi homologado o tombamento do Museu de acordo com o decreto nº 3.234.

Atualmente, o acervo conta com 2.729 itens, nas categorias de Casa; Iluminação Antiga; Comércio; Agricultura; Indústria; Objetos Sacros; Cédulas e Moedas; Estampas e reproduções; Vestuário, acessórios e calçados; Peças de arte; Profissões; Educação; Esportes; e Comunicação.

Carregando mapa...