Rota Cinematográfica

A utilização de cenários turisticamente atraentes e o desejo do público pela experimentação do novo fez surgir um segmento turístico denominado “turismo cinematográfico”, que movimenta cerca de 40 milhões de turistas no mundo a cada ano. Existem diversos exemplos internacionais do impacto de filmes e séries de TV no aumento do turismo e visitas a locações específicas para promover o nome e a identidade de cidades ou países.

O turismo cinematográfico se caracteriza pelo movimento dos turistas em dois sentidos: o de conhecer as estruturas que abrigam as produções cinematográficas e os mecanismos que dão forma a este mundo de fantasia, por meio de visitas aos estúdios e sets de filmagem; e o de conhecer os destinos e cenários (locações) onde a narrativa do filme de inspiração da viagem se sucedeu, na tentativa de viver momentos e emoções criadas no filme e introjetadas no imaginário do espectador-turista.

Desde a criação da Garibaldi Film Commission, em 2013, o Município deu o primeiro passo efetivo para se tornar um destino de produções audiovisuais, bem como de torná-la referência no Rio Grande do Sul - e no Brasil - para o turismo cinematográfico.

E é sob este objetivo, de conhecer os destinos e cenários onde as narrativas dos filmes ocorreram, que Garibaldi apresenta este novo produto turístico e se torna, de fato, uma cidade de cinema. Planejada por profissionais de diversas áreas, a Rota Cinematográfica revela lugares, histórias e imagens das produções audiovisuais gravadas em solo garibaldense.

Estabelecimentos


CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • terça
    19
    Jun

    Garibaldi dá boas vindas aos “Sabores de Inverno” (...)

    A estação que mais define a serra gaúcha chegou. Com as frias temperaturas, a gastronomia garibaldense se torna um atrativo (...)

    Leia Mais...
    segunda
    18
    Jun

    Rodrigo Bellora assume liderança do movimento Slow Food (...)

    O chef de cozinha Rodrigo Bellora assume nesse mês de junho a liderança do Slow Food Primeira Colônia Italiana, o convivium do (...)

    Leia Mais...
    sexta
    15
    Jun

    3º Congresso de COMTURs é marcado por cases (...)

      Garibaldi foi sede de um importante evento voltado ao planejamento do turismo. O 3º Congresso de COMTURs que ocorreu na (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo