Rota Cinematográfica

A utilização de cenários turisticamente atraentes e o desejo do público pela experimentação do novo fez surgir um segmento turístico denominado “turismo cinematográfico”, que movimenta cerca de 40 milhões de turistas no mundo a cada ano. Existem diversos exemplos internacionais do impacto de filmes e séries de TV no aumento do turismo e visitas a locações específicas para promover o nome e a identidade de cidades ou países.

O turismo cinematográfico se caracteriza pelo movimento dos turistas em dois sentidos: o de conhecer as estruturas que abrigam as produções cinematográficas e os mecanismos que dão forma a este mundo de fantasia, por meio de visitas aos estúdios e sets de filmagem; e o de conhecer os destinos e cenários (locações) onde a narrativa do filme de inspiração da viagem se sucedeu, na tentativa de viver momentos e emoções criadas no filme e introjetadas no imaginário do espectador-turista.

Desde a criação da Garibaldi Film Commission, em 2013, o Município deu o primeiro passo efetivo para se tornar um destino de produções audiovisuais, bem como de torná-la referência no Rio Grande do Sul - e no Brasil - para o turismo cinematográfico.

E é sob este objetivo, de conhecer os destinos e cenários onde as narrativas dos filmes ocorreram, que Garibaldi apresenta este novo produto turístico e se torna, de fato, uma cidade de cinema. Planejada por profissionais de diversas áreas, a Rota Cinematográfica revela lugares, histórias e imagens das produções audiovisuais gravadas em solo garibaldense.

Estabelecimentos


CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quarta
    20
    Mar

    Garibaldi Vintage abre programação do Outono das Cores (...)

    O outono chega nesta quarta-feira, 20 de março, e diversas atrações podem ser conferidas na programação que segue até 20 (...)

    Leia Mais...
    terça
    19
    Mar

    Clube de Leitura apresenta obra de Nora Roberts (...)

    O livro O Tesouro Secreto, de Nora Roberts, é o tema do encontro do Clube de Leitura que será realizado em Garibaldi (...)

    Leia Mais...
    terça
    19
    Mar

    Trajes oficiais das soberanas da Fenachamp 2019 serão (...)

    O centro histórico da cidade servirá de palco para a apresentação dos trajes oficiais das soberanas da Fenachamp 2019. O (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo