Tim-Tim

Para descrever nosso querido Tim-Tim, pegamos emprestado o texto de Andrei Andrade*. 

Um veterano costuma passear por Garibaldi. É nosso querido Tim-Tim, um caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas.

Há mais de duas décadas, um veterano da 2ª Guerra Mundial passeia diariamente pelas ruas de Garibaldi, na Serra. Trata-se do Tim-Tim, um legítimo caminhão do exército dos anos 40 transformado em um elegante ônibus de turismo.

A história do Tim-Tim – nome alusivo ao brinde de espumante, bebida que é um dos símbolos de Garibaldi – começa, ou recomeça, em 1990, quando foi adquirido pela Prefeitura junto ao exército brasileiro. O prefeito da época viu o caminhão parado em um quartel de Porto Alegre, e imaginou que poderia dar a ele uma nova utilidade. E desse dia até o primeiro passeio pelo centro histórico do município de 30 mil habitantes foi só o tempo de reformar a cabine e substituir a carroceria pelo reboque que o transforma num ônibus para até 50 passageiros.

Durante o período da guerra, entre 1939 e 1945, foram fabricadas mais de 500 mil unidades destes caminhões militares, que serviam para o transporte de tropas e de suprimentos para o front. Mais de 60 anos depois, poucos continuam trafegando, e dificilmente algum outro tenha mudado tão radicalmente de função.

Há 20 anos na boleia do Tim-Tim, Renato Corbelini conta com orgulho histórias dos turistas que já conduziu, transportando desde um grupo de freiras de diversos países até atores e atrizes globais. E o parceiro nunca o deixou na mão.

- Estamos sempre atentos à manutenção do ônibus, que é mesmo muito antigo, mas ele jamais nos deu problema. O único problema é a quantidade enorme de gasolina que ele consome – brinca.

Os passeios são agendados pela Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi , e ocorrem geralmente nos finais de semana, sempre conduzidos por um guia de turismo que conta a história do município.

Mais informações: (54) 3462 8235

Valor do passeio: R$ 12,00

A palavra champanhe foi substituída por espumante; A Secretaria de Turismo agora também cuida da pasta cultural do município* 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER TODOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


  • quinta
    16
    Nov

    Garibaldi respira arte

    Iniciou na sexta-feira a Expoarte - Exposição Coletiva dos Artistas Plásticos de Garibaldi. A iniciativa de tornar a arte mais (...)

    Leia Mais...
    terça
    14
    Nov

    Coral Show Canarinhos emociona em espetáculo

    O último sábado, 11, foi marcado pelo espetáculo “Nos embalos da discoteca”, promovido pelo Coral Show Canarinhos. Autoridades municipais, imprensa, (...)

    Leia Mais...
    terça
    14
    Nov

    Segundo Passarela do Bem doa 100% do lucro (...)

    O público que prestigiou a segunda edição do Passarela do Bem voltou para casa transbordando solidariedade, carinho e amor. Essas três sentimentos (...)

    Leia Mais...
Voltar ao topo