Ir para conteúdo principal
Conteúdo Menu Conteúdo Principal
Logotipo Grupo de Danças Folclóricas Italianas Stella D’Itália

Grupo de Danças Folclóricas Italianas Stella D’Itália



O Grupo de Danças Folclóricas Italianas Stella D’Itália iniciou suas atividades em 1993, com uma longa trajetória de dedicação, para manter viva a história dos imigrantes italianos, principalmente em ações que contemplam a dança.

O grupo foi formado por uma iniciativa da professora de Educação Física Nádia Simonaggio Ferret, a mesma participou de uma formação em danças folclóricas italianas, no município de Serafina Corrêa, no qual estudou não apenas os passos e as coreografias, mas também a história das danças, da imigração e do povo italiano.

O grupo, desde a sua criação, tem em sua proposta atividades e ações direcionadas exclusivamente ao folclore italiano, mantendo suas tradições, seus passos típicos, características de indumentárias, dentre outros fatores, que apresentam o folclore italiano por meio da dança típica em sua essência, com o máximo de fidelidade aos passos e peculiaridades desta cultura.

Periodicamente nos atualizamos com a cultura italiana, seja história, folclore, danças típicas, entre outras curiosidades, estudos e pesquisas. As formações sempre ocorrem em associações, entidades e organizações reconhecidas internacionalmente pelo trabalho desenvolvido, com credibilidade e profissionalismo.

Os espetáculos variam de acordo com a característica do evento em que participam. Ao longo de todos esses anos de existência, incontáveis são as apresentações que o grupo Stella D’Itália já realizou, assim como inúmeros foram os municípios visitados no Rio Grande do Sul, e também em outros estados do Brasil.

O grupo possui em torno de 120 danças, que se originaram da Itália, onde são classificadas por regiões, possuindo características próprias de passos e coreografias, sonoridade das músicas e trajes folclóricos característicos. Temos, atualmente, três trajes folclóricos, das regiões da Sicília, do Trento e um traje da Campanha. Os mesmos foram confeccionados com atenção às características originais de cada traje, obedecendo cores, formatos, tecidos e demais particularidades para tornar o traje folclórico.

 O grupo está dividido em duas categorias distintas: infanto-juvenil, composto por 20 integrantes, sendo crianças e adolescentes de 6 a 13 anos de idade; e o grupo adulto, composto por 18 integrantes.

Cada grupo tem suas características próprias de dançar e se apresentar. Doravante, para ambos a cultura é a paixão que os move, que os une, que os constitui. Cada apresentação é uma pequena mostra do que se faz em cada ensaio e do quanto cada dançarino se dedica para dar o melhor de si. Os ensaios ocorrem semanalmente, aos sábados, sob o monitoramento da professora e coreógrafa Jussara Schwarz Razador.

Localização

Carregando mapa...

Conteúdo Rodapé