Disco Xepa Day: Slow Food promove ação contra o desperdício de alimentos
Distribuição de torta salgada vai ser no dia 28 de abril, domingo, na rua coberta de Carlos Barbosa, durante a Rústica da cidade

O desperdício de alimentos representa o mau uso de todos os recursos utilizados na produção, embalagem, transporte e armazenamento, e também um desperdício de solo, água, energia e insumos – além de agravar as emissões de CO2 e, consequentemente, as mudanças climáticas. Para falar sobre o aproveitamento integral dos alimentos, o Slow Food Primeira Colônia Italiana adere à programação mundial do Disco Xepa Day promovendo a distribuição gratuita de torta salgada de xepa no dia 28 de abril, domingo, das 9h às 11h, na rua coberta de Carlos Barbosa.
O Disco Xepa Day é um evento mundial de educação contra o desperdício alimentar, chamado de Soup em outros países e de Xepa aqui no Brasil, representando o excedente das feiras livres e produtos não vendidos por não cumprirem padrões visuais. Aproveitado pelos voluntários do Slow Food, essas verduras e legumes vão se transformar num delicioso recheio orgânico para a torta que vai ser distribuída ao público da 1ª Rústica Km Livre de Carlos Barbosa, unindo música, esporte e uma mensagem de aproveitamento integral dos ingredientes.
Como nasceu o evento
A primeira edição do Disco Soup Day foi realizada em 2012 pela rede jovem do Slow Food Alemanha. Centenas de pessoas, munidas com descascadores de legumes, facas e tábuas de corte, se reuniram no interior de um dos maiores mercados da cidade ao som de DJs. Elas higienizaram, cortaram e prepararam toneladas de vegetais frescos e saudáveis que iriam para o lixo por não se encaixarem nos padrões de venda. Esses alimentos viraram gigantes panelas de sopa que foram servidas gratuitamente.
O evento foi um sucesso e acabou se repetido várias vezes pelo mundo. Há seis anos, a iniciativa chegou ao Brasil e, atualmente, serve de base e ferramenta para a educação, informação e conscientização sobre o desperdício.
Sobre o movimento Slow Food
O movimento Slow Food propõe um novo senso de responsabilidade na busca do prazer à mesa, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Para o movimento, nossas escolhas à mesa interferem nas condições do meio ambiente, na biodiversidade, nas tradições e na economia. Somos todos coprodutores de nossa alimentação, na medida em que temos o poder de escolha à mesa.
Na Serra Gaúcha, o grupo Slow Food Primeira Colônia Italiana foi fundado em 2013, com sede em Garibaldi e apoio da Secretaria de Turismo e Cultura local. Os conceitos do movimento são difundidos por meio de mesas redondas, hortas escolares, projetos de educação para o gosto e a troca de experiências entre produtores, cozinheiros e consumidores. Qualquer pessoa pode e deve ser um membro Slow Food, aprendendo e contribuindo para um novo sistema alimentar bom, limpo e justo.
O que: Disco Xepa Day Slow Food Primeira Colônia Italiana
Quando: 28 de abril, domingo
Horário: das 9h às 11h
Local: Rua Coberta de Carlos Barbosa
Como participar: é só chegar! Estaremos distribuindo gratuitamente torta salgada feita pelos nossos voluntários
Saiba mais sobre o convivium local do Slow Food:
https://www.facebook.com/slowfoodprimeiracolonia/
https://www.instagram.com/slowfoodprimeiracolonia/
Associe-se aqui:
[http://www.slowfoodbrasil.com/associe-se]
Informações de Ana Carolina Azevedo*

