Ecoa divulga a agenda de junho
O Espaço Coletivo das Artes (Ecoa), local que surgiu com o intuito de acolher artistas e promover espetáculos, cursos, oficinas, exposições em diversas áreas artísticas preparou uma extensa programação cultural para este mês de jun

Tem atividade para todos os públicos e gostos, na programação sarau, exposição, oficinas, teatros e festa junina. Confira a agenda:
Dia 08 de junho, a partir das 19h, Sarau dos Artistas, importante evento da música autoral no RS, tem como objetivo divulgar talentos locais de música e artes diversas, promovendo cultura, divulgando trabalhos autorais e envolvendo o público. O principal atrativo desta edição é a música autoral, mas também com a contribuição de desenho, pintura, poesia e teatro com os artistas: Ale Girotto, Dani Ravizzoni, Destilaria Corleone, Du Segabinazzi, Gustavo Goulart, Henrique Zattera, Lela Rosanelli, Nicolly Rigo e Sabrina Fragoso. A promoção é da Escola de Música Harmônica e do ECOA, em parceria com os artistas convidados. A entrada é franca.
Dias 14, 15 e 16 de junho, Oficina de Clown – Onde botei meu Nariz? Curso de palhaçaria com Karla Concá. Trata-se de uma investigação prática, teórica e lógica do riso. Destinada a palhaças, palhaços, afins ou simpatizantes da causa. A oficina de Palhaçaria busca um encontro pessoal para identificar obstáculos internos e dar uma boa gargalhada deles. E a partir dessa consciência, acessar o seu humor sempre que precisar dele.
Karla Concá, palhaça, integrante e fundadora do grupo ‘As Marias da Graça’, do Rio de Janeiro, desde 1991, criadoras do primeiro festival de palhaçaria do Brasil – Esse Monte de Mulher Palhaça, que ocorre até hoje. A oficina tem carga horária de 20 horas, a produção é do Grupo Hora Vaga e Teatro do Encontro. Inscrições e informações pelo fone (54) 99900.2508.
De 13 a 30 de junho, exposição Portais Mágicos, de Vinícius Guerra, com obras que fazem alusão a Portais Mágicos, como aberturas sensoriais entre os paradoxos mundanos e o equilíbrio humano diante do turbilhão de emoções embaladas pelo cotidiano nos meios urbanos. A arte como uma fissura no espaço: uma porta para um caminho a ser seguido rumo ao interior de nosso próprio mundo, criando uma certa harmonia com o que vem de dentro, e vem de fora, transformando uma parte valiosa da nossa realidade. O vernissage ocorre no dia 13 de junho, a partir das 19h30min, com entrada franca.
O caxiense, Vinicius Guerra é artista visual e diretor de cinema e vídeo, formado em cinema, tem como linguagem a arte. Em 2007, o seu primeiro curta-metragem "Esperando Gauguin" foi selecionado pela sala de cinema P.F. Gasthal de Porto Alegre como um dos melhores curtas gaúchos daquele ano sendo exibido no Brasil, no Uruguai e na França. Entre 2007 e 2008 dirigiu dois curtas-metragens para a série "Vindima da Imagem", visando o legado cultural da imigração italiana na serra gaúcha, que contou com financiamento da União Europeia.
Foi ganhador da Bolsa Unesco-Aschberg concorrendo com projetos e artistas de todo o mundo desenvolvendo o seu trabalho em residência de arte no Camac Art Centre, na Região da Champagne Ardenne, na França. Em 2010, realizou o curta “Quando o Tempo da Reflexão Acabar”, que participou do Festival de Cinema de Gramado e na Mostra de Cinema de São Paulo. Em 2012, inaugurou em Caxias do Sul, sua primeira exposição individual "Texturas do Silêncio", a exposição mergulhou na memória sensorial do artista conectando com seus curtas e vídeos anteriores a fim de unir suas pesquisas em imagem entre o cinema e as artes plásticas. Foi co-criador e filmmaker do projeto Casa Rodante, uma produtora itinerante que produziu conteúdo trocando experiências e vídeos por hospedagens em diversos estados do Brasil. Realizou curtas para web e para a televisão com exibições no Canal Brasil, Canal Curta, TVE, TV COM e TV Escola. Em 2018, registrou a performance "Combate" de Andressa Canterigiani, com apresentações em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Lisboa, Paris e Berlim.
No dia 15 de junho, às 20 horas, será apresentado o espetáculo “Cabaret de Palhaças” - As Theodoras. A peça apresenta pequenas cenas individuais e coletivas sobre o universo feminino de diferentes palhaças. Descobertas, tristezas e alegrias de um grupo de palhaças que se encontram e dividem pequenos momentos de vida. Acontecimentos que buscam levar o público ao seu mundo de poesia e riso.
A classificação é de 12 anos. Os ingressos custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada para estudantes, idosos e classe artística com comprovação).
Já no dia 22 de junho ocorre a Festa Junina ECOA, quando um monte de artistas, grupos, colegas, parceiros, show da banda Maria do Joá, pipoca, quentão, brincadeiras, barraca do beijo, brechó, paçoquinha, pinhão e muito mais. O evento é uma parceria Brincadeiras da Romana, Chapeleiro Maluco, Cia Teatral Acto, Banca de Doces Sil Doces Artesanais, Javi e Escola Harmônica. A festa é para toda a família, começa a partir das 16h e a entrada é franca.
O Espaço Coletivo das Artes fica na Rua Buarque de Macedo, 3384, centro. Mais informações sobre os eventos pelo fone (54) 99114.3922 ou facebook.com/pg/espacocoletivodasartes.

