Festival do Grostoli atrai 60 mil pessoas e vende 680 mil unidades da iguaria
Evento envolveu a participação de 15 comunidades no preparo dos grostolis, além de atrações artísitcas e gastronomia variada
Consolidado no calendário de eventos do município, a 3ª edição do Festival do Grostoli superou todas as expectativas, atraindo 60 mil pessoas, no entorno da Igreja Matriz São Pedro, e contabilizando 680 mil unidades de grostolis comercializadas nos três dias de festa.
O público representa um aumento de 33% em relação ao ano passado, quando 45 mil visitantes prestigiaram a festividade. Além do recorde em vendas do produto símbolo, aproximadamente 3,8 mil garrafas de espumante e cerca de 3 mil litros de chopp foram consumidos nos três dias de evento.
Os grostolis foram vendidos em saquinhos com 10 unidades ao custo de R$ 15. Considerando apenas a venda da iguaria, preparada pelas 15 comunidades, o valor arrecadado foi de cerca de R$ 1 milhão ao longo do festival. O evento também movimentou o comércio local e o setor hoteleiro, que registrou 90% de ocupação para a edição deste ano.
Outros destaques da programação foram a venda de artesanato local, espaço de recreação infantil e passeios de Tim-tim. As apresentações artísticas e culturais, com a participação de diversos grupos musicais, corais e danças folclóricas, também encantaram a comunidade e visitantes.
Além da tradicional receita, o festival também contou com outras opções de gastronomia, vinhos, espumantes, sucos, chopp e cervejas artesanais. Os estabelecimentos que estiverem presentes foram: La Vie Padaria Artesanal, Le Petit Sablê, Luisa Fanti, Mercado São Lucas, Queijaria Valbrenta, Ristorante Pomodoro, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Brewine Leopoldina e Trinker Cervejaria Brew Pub.
Responsáveis pelo protagonista da festa
As comunidades dedicadas ao preparo dos grostolis foram: São Jorge, São Miguel, Marcorama, São Roque Figueira de Mello, Linha Anunciata, Linha Araújo, Linha Presidente Soares, Clube de Mães Santa Ana (bairro Borgheto), Clube de Mães Viver e Aprender (bairro Chácaras), Associação de pais e amigos do Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, Clube de Mães Construindo Nossa História da comunidade de São Gabriel, Clube de mães Defensoras da Vida da Linha Baú e Garibaldina, São José de Costa Real (em conjunto com o clube de mães), Grupo de mulheres Nossa Senhora de Fátima (bairro Juventude) e Paróquia São Pedro.
O Festival do Grostoli foi uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e Grupo RBS. O evento teve como patrocinadores a Cooperativa Vinícola Garibaldi, Moinho Nordeste, Nostrali Cidadania Italiana e Unimed Nordeste-RS, com apoio da Emater e CIC Garibaldi.
Fotos: Prefeitura de Garibaldi/ Divulgação