Evento inédito ocorreu ao ar livre em frente à Igreja Matriz São Pedro, no sábado e no domingo, 2 e 3 de julho, das 11h às 19h
Em sua primeira edição, o Festival do Grostoli já entrou para o calendário oficial de eventos da Capital do Espumante. O evento contabilizou 350 mil unidades de grostolis vendidos pelas comunidades do interior e um público estimado pela Brigada Militar em mais de 22 mil pessoas durante o sábado e o domingo, 2 e 3 de julho.
As comunidades do interior de Garibaldi, em parceria com a Emater, foram as responsáveis por produzir e comercializar os grostolis quentinhos. Participaram as comunidades de Linha Baú/Garibaldina, Linha Presidente Soares, Marcílio Dias, São Roque Figueira de Mello, São Jorge e São José de Costa Real, além do grupo Escoteiro Almirante Jose de Araújo Filho.
O evento também contou com atrações artísticas e culturais das 11h às 19h, tendo como pano de fundo a Igreja Matriz São Pedro, um dos símbolos mais conhecidos de Garibaldi. Jogos de cartas típicos, como bisca, canastra e tressette, além da comercialização de artesanato local, também puderam ser conferidos pelo público. Os visitantes aproveitaram ainda para realizar passeios de Tim-Tim pelo centro histórico e as crianças usufruíram do espaço gratuito de recreação infantil.
Segundo o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, o evento teve gosto de infância e de tradição ao celebrar e valorizar um grande legado gastronômico e cultural da imigração italiana. “Falar do grostoli é falar também do que faz Garibaldi andar pra frente: a força do trabalho. Nossa gente bota a mão na massa, literalmente e figurativamente. Não tem tempo ruim que nos faça esmorecer”, disse.
A chefe do escritório municipal da Emater de Garibaldi, extensionista social Franciele Sonaglio, explica que foram mais de 200 pessoas envolvidas na preparação e 20h de produção dos grostolis. “Cada uma, das 350 mil unidades de grostolis, foi preparada na hora com muito esforço e carinho, entregando um doce quentinho e cheio de afeto. Para as próximas edições, ainda mais comunidades estarão juntas nessa linda festa, que tem a cara da nossa cultura gastronômica.”
Para a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Melina Casagrande, o Festival do Grostoli tem a identidade de Garibaldi, da gastronomia, da comida de afeto. “Esta primeira edição superou todas as nossas expectativas. Agradecemos ao público presente e já adiantamos que é um evento que veio pra ficar! Vamos aperfeiçoar a cada edição e celebrar uma das heranças mais deliciosas da imigração italiana,” definiu.
O Festival do Grostoli foi uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e do Grupo RBS. O evento contou com o patrocínio da Cooperativa Vinícola Garibaldi e apoio da Emater RS e da Sicredi Serrana.
Fotos: Alexandra Ungaratto